Comidinhas de Halloween – Murdercakes!

Olá!

Hoje vim compartilhar com vocês mais uma ideia de docinhos para o Halloween, dessa vez com uma receitinha maravilhosa: red velvet cupcakes ♥  (que foram apelidados carinhosamente de Murdercakes hahah)

Pedi ajuda para a Carla Gutenberg, que é minha amiga há muitos anos e uma foodie de alma e coração. A Carla é formada em gastronomia e confeitaria pela Casa do Chefe em Jundiaí e adora experimentar na cozinha, e principalmente fazer doces. Fizemos essa receita de cupcakes e ela compartilhou várias dicas pessoais para o preparo da fornada perfeita!

O segredo de qualquer receita desse tipo é seguir muito à risca as instruções e usar a quantidade exata dos ingredientes, pesando todos numa balança, e sempre prestando atenção na ordem e no preparo. Vamos lá?

Ingredientes do Buttermilk:

  • 180 ml de leite
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco

Misture bem os dois ingredientes. Deixe descansar por no mínimo 10 minutos antes de acrescentar à massa.

Ingredientes para a massa:

  •  290g de farinha de trigo
  • 165g de açúcar
  • 150g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara (chá) de Buttermilk
  • 1/2 colher de bicarbonato de sódio
  • 1 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de corante vermelho líquido
  • 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 15ml de vinagre de vinho branco
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo da massa:

Peneire a farinha de trigo, o sal e o bicarbonato. Reserve. Separadamente, misture o chocolate em pó (precisa ser chocolate mesmo, não pode ser achocolatado!), a essência e o corante. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Acrescente os ovos aos poucos. Adicione a mistura de chocolate reservada e bata até obter completa homogeneização da massa. Retire da batedeira e acrescente aos poucos, intercalando os outros ingredientes secos reservados, o Buttermilk, o vinagre e misture bem com o auxílio de uma colher de pau. Coloque a mistura nas forminhas e leve para assar no fogo a 200º por aproximadamente 40 minutos.

♥ Dica da Carla: A manteiga precisa estar em temperatura ambiente, nem gelada e nem derretida, caso contrário a massa não cresce. É melhor sempre bater os ingredientes secos à mão em vez da batedeira, ou no máximo na velocidade 1, para não correr o risco de a massa não ficar fofinha. Encher apenas 3/4 da forminha, deixando espaço para a massa crescer. Não abrir o forno antes de 30 minutos para a massa não murchar. Depois de pronto, deixe os cupcakes esfriarem dentro do próprio forno com a porta semi aberta.

Ingredientes Cobertura Cream Cheese:

  • 230g de cream cheese
  • 112g de manteiga
  • 165g de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo da cobertura:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter uma “farofa”. Acrescente o cream cheese, a essência e bata somente o suficiente para obter um creme, não bata muito.

♥ Dica da Carla: bater a cobertura e deixar para gelar enquanto assa ou esfria o bolo. Não desenformar nem decorar os cupcakes enquanto eles estiverem quentes ou mornos, precisam estar completamente frios. Se você for colorir a cobertura, acrescente apenas 1 gota de corante de cada vez e vá mexendo aos pouquinhos, para não correr o risco de amolecer demais.

Para decorar os cupcakes, fiz dois estilos: primeiro com a cobertura na cor original, coloquei uma dentadurinha (bala de gelatina) em cada, e escorrendo de cada dentinho coloquei um pouco de cobertura de morango. Como era pouca quantidade e apenas para a decoração, usei aquelas coberturas prontas de sorvete mesmo.

Depois, misturamos algumas gotinhas de corante preto na cobertura (não é necessário muitas gotas para chegar nessa cor). Isso costuma amolecer um pouco a cobertura, e como estava muito calor preferi deixar reservado na geladeira de um dia para o outro. Coloquei açúcar granulado preto por cima (também pode ser glitter comestível) e decorei cada cupcake em um estilo: um com a mesma dentadurinha que usei nos outros, um com uma aranha de plástico e no último cortei as pontinhas de duas pimentas dedo-de-moça para fazer chifrinhos.

Se você fizer os cupcakes para servir em uma festa por exemplo o ideal é usar sempre ingredientes apenas comestíveis (e que a pessoa vá comer mesmo, no caso da pimenta isso não funciona muito bem haha). Dá para brincar criando cores e decorações diferentes, é só usar a criatividade!
Os cupcakes ficaram uma delícia, red velvet é um dos meus sabores favoritos de bolo e essa cobertura é muito saborosa. A receita rendeu suficiente para cerca de 13 cupcakes.

Vocês podem seguir a Carla no Instagram, onde ela posta reviews e dicas de vários restaurantes em São Paulo e Jundiaí, e também acompanhar o blog dela, onde tenho certeza que assim como eu vocês também vão querer que ela compartilhe mais receitas ♥

Espero que vocês tenham gostado! Me contem se gostariam de ver mais posts com receitas diferentes por aqui, e se fizerem os cupcakes, não esqueçam de me mostrar!

Beijos,

5 Comment

  1. Que gracinha esses cupcakes! Amei demais, sua cara, haha.
    Sou uma negação pra fazer doces, mas confesso que até fiquei com vontade de fazer esses. ♥

    1. Murder Queen says: Responder

      Eu costumo gostar muito mais de fazer pratos salgados, para doces você precisa ser muito metódico e comigo não costuma dar muito certo haha mas esses deram super! Acho que é questão de costume. Que bom que vc gostou ♥

  2. Gaby says: Responder

    Muito amorzinho, amay a idéia das dentadurinhas xD

  3. Rachel says: Responder

    Que lindos os cupcakes! A receita não leva fermento?

    1. Murder Queen says: Responder

      Não vai fermento! Que bom que gostou ♥

Deixe uma resposta